domingo, 21 de novembro de 2010

Pra que? Por que? Pra quem?

Quando ocorre a primeira idéia de criar um blog as primeiras perguntas que aparecem são:
- Pra que? Por quê? Pra quem?
De fato, sem respondê-las não faz sentido avançar, sobretudo com o pouco tempo livre que eu tenho.
A primeira atração a essa idéia é o fato de eu gostar de escrever. E como esta é uma atividade que exige prática constante, o compromisso com um blog me manteria “mais em forma”. Outro fator importante é a admiração que tenho pelos blogs de meus tios Marcos e Marcelo Guilherme, ambos artistas de primeira e que compartilham suas idéias nesse meio.
Isso dito, ainda faltam as respostas às minhas perguntas iniciais, vamos a elas:
- Pra que?
Bom, isso tem motivos muito pessoais e outros nem tanto. Fiquemos com os nem tanto. Tenho dirigido muitas práticas de coral nesses últimos tempos, coisa muito interessante aliás, recomendo a todos. Enfim, em um ensaio desse tipo não há tempo para transmitir muitas informações sobre música da maneira que eu gostaria, tudo deve ser muito focado, na medida do possível, e muitas “curiosidades” acabam jamais vindo a tona. IDÉIA! Faço um blog e coloco todas elas lá, quem for curioso tem a chance de saciar-se. Interessante...
- Por quê?
A prática da escrita já seria um bom motivo, mas de alguma maneira a idéia como um todo me parece atrativa. Por quê? Sei lá!
- Pra quem?
Eu poderia dizer cinicamente: -“para os alunos”, mas isso não seria verdade. A idéia inicial é complementar temas que não tenho chance de abordar, muito mais por prazer pessoal em pesquisar e escrever sobre estes assuntos do que para ajudar, se isso me é possível, na formação cultural de quem quer que seja. Também sei que pouquíssimos deles um dia passarão por estas linhas, e tudo isso bem pesado e bem medido me faz responder, é para mim mesmo, se não de todo, pelo menos uma importante parte.
Tudo às claras agora eu posso continuar.
Esse blog trata sobre música, também sobre arte de maneira geral, mas tudo sobre o ponto de vista de um músico.
Permito-me escrever bobagens e incongruências históricas, mas as evitarei sempre que possível.
Espero que aproveite.

Alexandre Guilherme

...próxima parada J.S. Bach

Nenhum comentário:

Postar um comentário